sábado, 17 de setembro de 2005

Quando tanto faz ser pobre ou rico



Divido com alguns poucos meu segredo.
Porque descobri onde reside a verdadeira riqueza.

Ela não está em um banco, nem trancada a quatro chaves em um cofre de segurança máxima num paraíso fiscal.

A verdadeira riqueza é pequena, discreta, não causa alarde e nem mesmo é admirada pelos outros. Ela não pode ser tocada, nem tirada de você, mesmo que tentem.

Riqueza é saúde, viver bem consigo mesmo e com os outros, amar profundamente e ser grato pelo que se tem, ter oportunidades de crescimento pessoal e profissional, cercar-se de boas pessoas, e acima de tudo dsenvolver a fé e confiança.

Aquele que é sincero de coração, que abriu mão das armas do mundo e é capaz de dar seu melhor na vida (para si e para os outros), esse é rico e pleno.

Os bens materiais, como nosso próprio corpo, são perecíveis e transitórios, um dia você terá mais dinheiro, outro dia menos, sempre foi assim e sempre será.

Compreender é fundamental para o pequeno passo que irá mudar toda a sua vida.

E se nesse dia você entender que as condições necessárias para o bem viver independem de sua condição financeira, encontrará grande leveza e relaxamento.

A confiança de que temos, aqui e agora, tudo aquilo que necessitamos para a nossa experiência é riqueza.

Aprendemos a receber a vida com gratidão, a olhar para a tudo com carinho, a sentir a benção gratuita que é estar vivo, poder andar, falar, sentir, amar, rir, chorar, comer, beber e as vezes até ir ao cinema...quem sabe ler um livro, ou brincar com o cão.

Querer se tornar "rico" é viver na ilusão das expectativas futuras, é não saber o que se fazer com o momento presente. Quer pobreza maior que esta?

É claro que todos precisamos nos alimentar, ter boas condições de higiêne e saúde, habitar bem, execer nosso trabalho. Mas não estou falando destes casos extremos, me refiro àqueles que estão sempre na expectativa de terem mais para poderem se realizar e serem felizes.

Hoje sinceramente eu sei, que tanto faz se for com muito ou pouco dinheiro, mas eu vou fazer da minha experiência aqui, o melhor para mim.

Ser rico é simplesmente saber tirar sempre o melhor da vida!

(Para Pri)
(foto: "O Caipira picando fumo)

Nenhum comentário: